ENCERRAMOS NOSSO CURSO DO PRIMEIRO SEMESTRE-2015 NO NTE NATAL:REDES DE APRENDIZAGENS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO -
SME
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL –
NTE/NATAL
CURSO REDES DE APRENDIZAGEM
PROFESSORAS: KAREN / LIANA
Tema: A
PRODUÇÃO DO CONVITE JUNINO PARA O ARRAIÁ DA ESCOLA.
Autora:Maria Leomar de Lima Fernandes
Nível de Ensino: Ensino Fundamental.
Ano:
4º ano e 5ª ano.
Componente Curricular: Língua Portuguesa, Matemática e Geografia.
Dados da Aula:
1.
O que o aluno poderá aprender com
essa aula:
·Conhecer a estrutura do gênero
textual ” convite”;
·Produzir um convite;
.Identificar locais em mapas;
.Compreender as medidas de marcação
de tempo: datas e horas..
2. Duração
das atividades:
08h
aulas
3. Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com aluno.
O que é preciso o aluno saber antes
de iniciar o assunto: ler e escrever, conhecer os números, ter noções de mapas
e de uso do computador.
4. Estratégias
e recursos da aula.
·
Materiais
que serão utilizados: computadores do projeto UCA ou do laboratório de
informática da escola, convites impressos, relógio, calendários, lápis de cor, cola papel crepon e
cartolina.
·
Descrição
das Etapas dessa atividade:
Atividade
01:
1.
Apresentação das atividades propostas;
2.
Iniciamos com exposição dos objetivos da aula;
3.
Perguntas aos alunos:
a) O que
conheciam sobre o tema?
b) Quais os
tipos de convites que conheciam?
c) Quem já
recebeu ou entregou convites?
d) Quais os
tipos de vestimentas usados em cada ocasião, quando convidados para uma festa?
A. As
professoras trouxeram vários tipos de convites impressos e provocaram
discussões sobre os elementos que compõem o gênero textual;
B. Em grupo,
os alunos foram motivados e orientados a registrar em cartolina as impressões
dos mesmos sobre os elementos que compõem o convite, com o tema “O que não pode faltar em um convite”?
C. Em seguida
socializaram as descobertas, apresentando os trabalhos realizados.
Convite
Como é bom recebermos um
convite de alguém, não é mesmo?
Vamos aproveitar esta alegria para tratarmos de um assunto referente ao convite: sua linguagem.
Primeiramente devemos levar em consideração que trata-se de um texto no qual o objetivo maior é estabelecer uma comunicação sobre um determinado evento.
Por esta razão, todas as informações nele contidas, deverão estar claras, fazendo com que o leitor entenda perfeitamente a mensagem.
E você já percebeu que todo texto, por mais simples que seja, sempre tem uma forma específica de ser construído?
Então fique atento às partes principais que compõem esse tipo de texto, para que sua festa seja um sucesso, começando pelo convite!
Vamos aproveitar esta alegria para tratarmos de um assunto referente ao convite: sua linguagem.
Primeiramente devemos levar em consideração que trata-se de um texto no qual o objetivo maior é estabelecer uma comunicação sobre um determinado evento.
Por esta razão, todas as informações nele contidas, deverão estar claras, fazendo com que o leitor entenda perfeitamente a mensagem.
E você já percebeu que todo texto, por mais simples que seja, sempre tem uma forma específica de ser construído?
Então fique atento às partes principais que compõem esse tipo de texto, para que sua festa seja um sucesso, começando pelo convite!
* O primeiro passo é
preencher o envelope com os dados do remetente (a pessoa que envia) e do
destinatário (a pessoa que recebe).
* Em seguida, informa-se todos os elementos necessários à compreensão do leitor, como o local, seguido do endereço completo, data, hora do evento, e, em alguns casos, determina-se o traje específico, no caso de festas juninas, festa à fantasia, formatura e ocasiões mais especiais.
* Por último vem a despedida, seguida da assinatura de quem enviou o convite.
* Em seguida, informa-se todos os elementos necessários à compreensão do leitor, como o local, seguido do endereço completo, data, hora do evento, e, em alguns casos, determina-se o traje específico, no caso de festas juninas, festa à fantasia, formatura e ocasiões mais especiais.
* Por último vem a despedida, seguida da assinatura de quem enviou o convite.
Por
Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids
Atividade 04:
Os alunos pesquisaram na Net- Google,
imagens- modelos de convites escolares juninos, criando uma pasta com seu nome
para salvar os itens pesquisados.
Atividade
05:
Retomada do
assunto, identificando no convite que os alunos pesquisaram registros de data e
hora. Em seguida o professor irá utilizar o calendário e o relógio para
relembrar as formas de marcação de tempo. Depois os alunos farão uma atividade
em folha para relembrar os assuntos:
Atividade
de classe
1- Observe as
informações do convite e marque a hora da festa no relógio ao lado.
Agora
circule o mês do aniversário expresso no convite.
ABRIL
|
||
JANEIRO
|
||
MAIO
|
2-quantos meses tem um ano? Escreva
esses meses do ano.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Em qual mês e dia do ano sua
professora faz aniversário?
4- Marque as horas em cada relógio.
13
horas 21
horas
12 horas
5- Se um dia tem 24 horas. Responda
quantas horas tem?
5 dias __________________________ 8 dias__________________________
10 dias
_________________________ meio dia
_______________________
5 dias ___________________________ 2 dias ________________________
6- Vamos produzir um Convite
convidando os colegas para seu aniversário. Não esqueça de marcar a hora e o
dia no Convite.
Atividade
06:
Acessar o site Google Maps e localizar o endereço da
escola e salvar o mapa na sua pasta do computador.
Atividade
07:
Os alunos foram convidados
a produzir um convite para festa junina da escola, utilizando o programa Tux
Paint no computador.
Atividade
08:
Selecionar junto aos
alunos da turma 06 convites para a festa junina da escola. No blog
da escola os alunos de outras turmas irão responder uma enquete e escolher
o convite que será usado na festa junina
da escola.
5. Recursos
Complementares:
6. Avaliação:
A avaliação será continua, observando nível
de aprendizagem, envolvimento e criatividade diante das atividades propostas.
No final os alunos deverão compreender a estrutura de um convite, sua função
social proposta, as marcações de tempo expressa no convite e sua localização
lendo os mapas dos convites.
7. Bibliografia:
sites
visitados:https://www.google.com.br/maps/
https:// herlyuca.blogspot.com/
https:// WWW,
escolakidas.com/
0 comentários:
Postar um comentário