sexta-feira, 19 de junho de 2015

TRABALHO FINAL REDES DE APRENDIZAGENS

MAIS UMA ETAPA DE ESTUDO CONCLUÍDA
ENCERRAMOS NOSSO CURSO DO PRIMEIRO SEMESTRE-2015 NO NTE NATAL:REDES DE APRENDIZAGENS


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/NATAL
CURSO REDES DE APRENDIZAGEM
PROFESSORAS: KAREN / LIANA



Tema: A PRODUÇÃO DO CONVITE JUNINO PARA O ARRAIÁ DA ESCOLA.

Autora:Maria Leomar de Lima Fernandes
                 
Nível de Ensino:  Ensino Fundamental.
Ano: 4º ano  e 5ª ano.
Componente Curricular: Língua Portuguesa, Matemática e Geografia.


Dados da Aula:

1.      O que o aluno poderá aprender com essa aula:

·Conhecer a estrutura do gênero textual ” convite”;
·Produzir um convite;
.Identificar locais em mapas;
.Compreender as medidas de marcação de tempo: datas e horas..
      
2.      Duração das atividades:
                08h aulas
3.      Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com aluno.
O que é preciso o aluno saber antes de iniciar o assunto: ler e escrever, conhecer os números, ter noções de mapas e de uso do computador.   
4.      Estratégias e recursos da aula.
·         Materiais que serão utilizados: computadores do projeto UCA ou do laboratório de informática da escola, convites impressos, relógio, calendários, lápis de cor, cola papel crepon e cartolina.
·         Descrição das Etapas dessa atividade:
Atividade 01:
1.   Apresentação das atividades propostas;
2.   Iniciamos com exposição dos objetivos da aula;
3.   Perguntas aos alunos:
a)     O que conheciam sobre o tema?
b)    Quais os tipos de convites que conheciam?
c)     Quem já recebeu ou entregou convites?
d)    Quais os tipos de vestimentas usados em cada ocasião, quando convidados para uma festa?

Atividade 02:
A.    As professoras trouxeram vários tipos de convites impressos e provocaram discussões sobre os elementos que compõem o gênero textual;
B.    Em grupo, os alunos foram motivados e orientados a registrar em cartolina as impressões dos mesmos sobre os elementos que compõem o convite, com o tema “O que não pode faltar em um convite”?
C.   Em seguida socializaram as descobertas, apresentando os trabalhos realizados.

Convite

Como é bom recebermos um convite de alguém, não é mesmo?
Vamos aproveitar esta alegria para tratarmos de um assunto referente ao convite: sua linguagem.
Primeiramente devemos levar em consideração que trata-se de um texto no qual o objetivo maior é estabelecer uma comunicação sobre um determinado evento.
Por esta razão, todas as informações nele contidas, deverão estar claras, fazendo com que o leitor entenda perfeitamente a mensagem.
E você já percebeu que todo texto, por mais simples que seja, sempre tem uma forma específica de ser construído?
Então fique atento às partes principais que compõem esse tipo de texto, para que sua festa seja um sucesso, começando pelo convite!
* O primeiro passo é preencher o envelope com os dados do remetente (a pessoa que envia) e do destinatário (a pessoa que recebe).
* Em seguida, informa-se todos os elementos necessários à compreensão do leitor, como o local, seguido do endereço completo, data, hora do evento, e, em alguns casos, determina-se o traje específico, no caso de festas juninas, festa à fantasia, formatura e ocasiões mais especiais.
* Por último vem a despedida, seguida da assinatura de quem enviou o convite.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Atividade 04:
          Os alunos pesquisaram na Net- Google, imagens- modelos de convites escolares juninos, criando uma pasta com seu nome para salvar os itens pesquisados.

Atividade 05:
          Retomada do assunto, identificando no convite que os alunos pesquisaram registros de data e hora. Em seguida o professor irá utilizar o calendário e o relógio para relembrar as formas de marcação de tempo. Depois os alunos farão uma atividade em folha para relembrar os assuntos:


Atividade de classe




1-    Observe as informações do convite e marque a hora da festa no relógio ao lado.







Agora circule o mês do aniversário expresso no convite.

ABRIL


JANEIRO




MAIO


2-quantos meses tem um ano? Escreva esses meses do ano.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Em qual mês e dia do ano sua professora faz aniversário?

4- Marque as horas em cada relógio.
13  horas                                          21 horas                                    12 horas
                                                
                                                      








5- Se um dia tem 24 horas. Responda quantas horas tem?

5 dias  __________________________   8 dias__________________________
10 dias _________________________    meio dia _______________________
5 dias ___________________________   2 dias ________________________
6- Vamos produzir um Convite convidando os colegas para seu aniversário. Não esqueça de marcar a hora e o dia no Convite.
 


 Atividade 06:

Acessar o site Google Maps e localizar o endereço da escola e salvar o mapa na sua pasta do computador.

Atividade 07:
Os alunos foram convidados a produzir um convite para festa junina da escola, utilizando o programa Tux Paint no computador.

Atividade 08:
Selecionar junto aos alunos da turma 06 convites para a festa junina da escola. No blog da escola os alunos de outras turmas irão responder uma enquete e escolher o  convite que será usado na festa junina da escola. 

5.      Recursos Complementares:

6.      Avaliação:
      A avaliação será continua, observando nível de aprendizagem, envolvimento e criatividade diante das atividades propostas. No final os alunos deverão compreender a estrutura de um convite, sua função social proposta, as marcações de tempo expressa no convite e sua localização lendo os mapas dos convites.

7.  Bibliografia:
sites visitados:https://www.google.com.br/maps/
                         https://www.google.com.br/
                         https:// herlyuca.blogspot.com/
                            https:// WWW, escolakidas.com/




0 comentários:

Postar um comentário

Jornal Ivonete Notícias Entrevista: O escritor Weid Souza

Corredor Cultural - Folclore

ATIVIDADES EM SALA DE AULA

Entrevista Profª Rosângela - Culinária na Ed. Infantil