quinta-feira, 20 de setembro de 2012

UFRN / Intercompreensão de Línguas Românicas.



O projeto de Ações Integradas “Intercompreensão de Línguas Românicas: aprendizagem de línguas sem fronteiras “ se insere na continuidades de um dos objetivos apresentados no projeto de pós-doutorado, qual seja, o de multiplicar os conhecimentos adquiridos durante o estágio pós-doutoral, realizado junto à Universidade de Lyon2, no período de 2009.1 a 2010.1. Assim que voltamos do estágio pós-doutoral, a disciplina foi "Intercompreensão de Línguas Românicas" foi inserida na grade curricular do curso de Licenciatura em Letras; no mesmo período fizemos uma formação à intercompreensão, para os colegas da UFRN, por meio da plataforma Galapro de formação de formadores para a intercompreensão (vide relatório final -projeto de ações associadas 2010.2), realizamos uma pesquisa a partir dos resultados obtidos com a experiência da intercompreensão com os alunos de Letras (ALAS, MARTINS, 2011) e é chegado o momento de expansão dos conhecimentos adquiridos e experiências vivenciadas, para além da universidade. 
Nosso projeto visa expandir os benefícios do trabalho centrado na intercompreensão para além da comunidade universitária, dando oportunidades aos nossos futuros professores de exercerem uma prática docente diversificada que visem, também, momentos de reflexão, abrindo caminhos para desenvolvimento de futuras pesquisas.
A intercompreensão se apresenta como uma forma de estabelecer comunicação com alguém, de língua materna diferente da sua, cada um dos locutores fazendo uso de sua própria língua.
Este projeto pretende que os participantes, bolsistas e professores da rede municipal de ensino, possam refletir, colaborativamente, sobre suas práticas docentes, aperfeiçoando-as, diversificando-as e abrindo novos campos de práticas de ensino e pesquisa. Esperamos, também, poder transformar esse projeto em programa e assim manter uma regularidade na execução, envolvendo outros colega e alunos de diferentes áreas do conhecimento, em prol de um maior dinamismo, maior colaboração e enriquecimento do ensino, pesquisa e extensão. Diante dos resultados da execução do projeto, e das pesquisas realizadas, pretendemos expandir a prática da intercompreensão para as demais escolas municipais, como projeto de lei.

Coordenadora: Professora Drª Selma Alas Martins.
Bolsista interno: Taíse Rocha (Pedagoga e aluna da graduação de Letras - língua francesa e literaturas)
Voluntário: Professora Carmélia Lima

  • Escolas Integradas ao Projeto:

Escola Municipal Ivonete Maciel​ (Zona Oeste);
Escola Municipal Josefa Botelho (Zona Sul);
Escola Municial Reginaldo Ferreira (Zona Norte);
Escola Municipal Santos Reis (Zona Leste).

  • Links Relacionados:

União Latina - http://unilat.org/
Projeto de Ação Integrada (Bolsista interno)
Sala de Aula (Professor Rudson) - http://www.saladeaula.net/

  • Nossos Vídeos:








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