1º
ENCONTRO
DATA: 31 de
JULHO de 2014 (sexta-feira)
HORÁRIO:
09:00horas
LOCAL: Laboratório
de Informática da Escola Ivonete Maciel
ASSUNTO:
PROJETO FOTEC DE COMUNICAÇÃO EXPERIMENTAL MULTIMÍDIA NA UNIVERSIDADE E NA
ESCOLA PÚBLICA.
ATIVIDADES:
apresentação e discussão sobre o projeto. Implantação e funcionamento.
PARTICIPANTES: Maria Leomar,
Elizabeth Nascimento, Rosângela Silva, Claudenor, Cláudia Fernandes, Iama,
Itamar(coord), Juliana(coord.) Andriele, Ana Carmem, Ítalo.
O professor Itamar iniciou a reunião fazendo
uma explanação do Projeto, cujo objetivo é criar um Laboratório de Comunicação
Social que produza e divulgue notícias sobre a UFRN, a Escola Ivonete Maciel, a
comunidade na qual está inserida e a sociedade civil em geral, experimentando: a
produção textual jornalística e da fotografia de imprensa(telejornalismo), do fotodocumentário,
do vídeo documentário, do jornal mural e da assessoria de imprensa. E ainda,
estimular os alunos no entendimento sobre os processos comunicacionais (o poder
comunicativo dos alunos); incentivar o gosto pela comunicação social.
LINHAS TEMÁTICAS DE PRODUÇÕES:Meio
ambiente, Educação, Saúde, Ciência e tecnologia, Arte e cultura, Esporte e
lazer. Além de uma sala de
entrevista na qual será publicada, uma vez por mês, uma entrevista com um
profissional do fotojornalismo potiguar.
OFICINAS
DE CAPACITAÇÃO PARA MEMBROS DO PROJETO
- Gêneros e produção de textos jornalísticos; Paper craft;
- Roteiro e ficção, Técnicas de entrevistas;
- Edição em vídeo, Linguagem fotográfica e fotojornalismo;
- Pauta, Assessoria de Comunicação;
- Perfil e história de vida, vídeodocumentarismo, uso das mídias sociais.
PALESTRA: O QUE
É O JORNALISMO
AVALIAÇÃO
DO PROJETO:
feita a partir de um relato/registro mensalmente sobre as atividades
realizadas, pontos positivos e/ou negativos, sugestões.
RESULTADO:
espera-se propiciar a experimentação da produção textual jornalística, da
fotografia de imprensa (fotojornalismo), do telejornalismo, do jornal mural e
da assessoria de imprensa.
PLANEJAMENTO:
Reproduzir na escola a Agência FOTEC: FOTOGRAFIA
EXPERIMENTAL EM COMUNICAÇÃO (criada durante a XII CIENTEC/2006).
SITE: www.fotec.ufrn.br
PRÓXIMOS
PASSOS:
1.
Implantar o Projeto
2.
Reunião uma vez por mês
3.
Criar grupo para comunicação: watzap,
facebook, email
4.
Criar um espaço no blog jornal Ivonete
Noticias para postagens dos trabalhos
5.
Apresentar Filmes no data show.
6. Escolher a biblioteca como o espaço para a prática
de produção textual.
7.
Definido o dia 08/08/14 para iniciar o
projeto.
2º
ENCONTRO
DATA: 15 de AGOSTO de
2014 (sexta-feira)
HORÁRIO: 08:00 às 11:00
LOCAL: Laboratório de
Informática da Escola Ivonete Maciel
ASSUNTO: PROJETO FOTEC
DE COMUNICAÇÃO XPERIMENTAL MULTIMÍDIA NA UNIVERSIDADE E NA ESCOLA PÚBLICA.
ATIVIDADES:apresentação de
vídeos sobre a organização e o trabalho em equipe, apresentação de reportagens
feita por ex aluna da escola durante a MARCO 2013, conversa informal sobre a importância
do trabalho em equipe.
PARTICIPANTES:
Maria
Leomar, Elizabeth Nascimento, Rosângela Silva, Claudenor, Cláudia Fernandes,
Iama, Andriele, Ana Carmem, Gabriel e alunos do 4º ano A e B.
Dinâmica de Grupo-
pátio interno da escola
Reunião liderada
por: Profa.
Andrielle e Ana Carmen
Pontos
discutidos e sugestões:
·
Concentração e interesse dos alunos;
·
Combinados com os alunos-afixar na sala;
·
Importância da presença dos professores
– disciplina e compreensão das atividades;
·
Sugestões de atividades curtas e
práticas;
·
Definição, a cada encontro, de metas a serem alcançadas;
·
Registros em portfólio;
·
Primeiro momento: reunião prévia-dar
ciência das atividades do dia;
·
Segundo momento: atividades com os
alunos após o recreio.
Levar os alunos para visitarem a Rádio e a TV
Universitária durante a MARCO
Primeiro momento: pátio interno da escola
a)
Dinâmica da apresentação (com barbante).
Apresentação da equipe (professoras e
jornalistas) e em seguida a dos alunos: incentivá-los a falarem o que gostariam
de ser quando adultos.
Segundo
momento: Laboratório
de Informática
a)
Conversa sobre o projeto de forma resumida: como vai funcionar a agência, que
oficinas serão oferecidas, a importância do trabalho em equipe, cada aluno vai
desempenhar uma função diferente e fundamental.
Terceiro
momento: Laboratório
de Informática
a)
Apresentação de vídeos sobre o trabalho em equipe com uma pequena discussão.
b)
Apresentação de reportagens feitas por alunos na CIENTEC.
Quarto
momento:
a) Avaliação: houve um
entrosamento entre a equipe e os alunos e interesse em participar do projeto.
b) Sugestões
v No
primeiro momento a equipe deve se reunir sem os alunos para tomarem ciência da
atividade a ser desenvolvida naquele dia e assim os professores de sala de
aula, do laboratório de informática e os agentes de leitura possam atuar como
colaboradores. Após o recreio, o segundo momento será com os alunos nas
atividades práticas da oficina previamente escolhida.
v Pouca
teoria e mais prática: ensinamentos teóricos breves e logo em seguida seja
realizada a atividade prática.
v Estabelecer
pela equipe da UFRN uma meta a ser alcançada junto aos alunos.
v Construir
um Portfólio para registros.
v Oficina
inicial- Fotografia.
v Estabelecer
um combinado em relação à participação do aluno no Projeto e afixar na sala.
0 comentários:
Postar um comentário