segunda-feira, 18 de agosto de 2014

PROJETO DE COMUNICAÇÃO EXPERIMENTAL MULTIMÍDIA



1º ENCONTRO
DATA: 31 de JULHO de 2014 (sexta-feira)

HORÁRIO: 09:00horas

LOCAL: Laboratório de Informática da Escola Ivonete Maciel

ASSUNTO: PROJETO FOTEC DE COMUNICAÇÃO EXPERIMENTAL MULTIMÍDIA NA UNIVERSIDADE E NA ESCOLA PÚBLICA.

ATIVIDADES: apresentação e discussão sobre o projeto. Implantação e funcionamento.

PARTICIPANTES: Maria Leomar, Elizabeth Nascimento, Rosângela Silva, Claudenor, Cláudia Fernandes, Iama, Itamar(coord), Juliana(coord.) Andriele, Ana Carmem, Ítalo.

     
                  O professor Itamar iniciou a reunião fazendo uma explanação do Projeto, cujo objetivo é criar um Laboratório de Comunicação Social que produza e divulgue notícias sobre a UFRN, a Escola Ivonete Maciel, a comunidade na qual está inserida e a sociedade civil em geral, experimentando: a produção textual jornalística e da fotografia de imprensa(telejornalismo), do fotodocumentário, do vídeo documentário, do jornal mural e da assessoria de imprensa. E ainda, estimular os alunos no entendimento sobre os processos comunicacionais (o poder comunicativo dos alunos); incentivar o gosto pela comunicação social.


LINHAS TEMÁTICAS DE PRODUÇÕES:Meio ambiente, Educação, Saúde, Ciência e tecnologia, Arte e cultura, Esporte e lazer. Além de uma sala de entrevista na qual será publicada, uma vez por mês, uma entrevista com um profissional do fotojornalismo potiguar.


OFICINAS DE CAPACITAÇÃO PARA MEMBROS DO PROJETO

  • Gêneros e produção de textos jornalísticos; Paper craft;
  • Roteiro e ficção, Técnicas de entrevistas;
  • Edição em vídeo, Linguagem fotográfica e fotojornalismo;
  • Pauta, Assessoria de Comunicação;
  • Perfil e história de vida, vídeodocumentarismo, uso das mídias sociais.

PALESTRA: O QUE É O JORNALISMO



AVALIAÇÃO DO PROJETO: feita a partir de um relato/registro mensalmente sobre as atividades realizadas, pontos positivos e/ou negativos, sugestões.



RESULTADO: espera-se propiciar a experimentação da produção textual jornalística, da fotografia de imprensa (fotojornalismo), do telejornalismo, do jornal mural e da assessoria de imprensa.


PLANEJAMENTO:

Reproduzir na escola a Agência FOTEC: FOTOGRAFIA EXPERIMENTAL EM COMUNICAÇÃO (criada durante a XII CIENTEC/2006).




PRÓXIMOS PASSOS:

1.      Implantar o Projeto

2.      Reunião uma vez por mês

3.      Criar grupo para comunicação: watzap, facebook, email

4.      Criar um espaço no blog jornal Ivonete Noticias para postagens dos trabalhos

5.      Apresentar Filmes  no data show.

6.      Escolher a  biblioteca como o espaço para a prática de produção textual.

7.      Definido o dia 08/08/14 para iniciar o projeto.

2º ENCONTRO

DATA: 15 de AGOSTO de 2014 (sexta-feira)

HORÁRIO: 08:00 às 11:00

LOCAL: Laboratório de Informática da Escola Ivonete Maciel

ASSUNTO: PROJETO FOTEC DE COMUNICAÇÃO XPERIMENTAL MULTIMÍDIA NA UNIVERSIDADE E NA ESCOLA PÚBLICA.

ATIVIDADES:apresentação de vídeos sobre a organização e o trabalho em equipe, apresentação de reportagens feita por ex aluna da escola durante a MARCO 2013, conversa informal sobre  a importância  do trabalho em equipe.

PARTICIPANTES: Maria Leomar, Elizabeth Nascimento, Rosângela Silva, Claudenor, Cláudia Fernandes, Iama, Andriele, Ana Carmem, Gabriel e alunos do 4º ano A e B.

Dinâmica de Grupo- pátio interno da escola

Reunião liderada por: Profa. Andrielle e Ana Carmen



Pontos discutidos e sugestões:



·         Concentração e interesse dos alunos;

·         Combinados com os alunos-afixar na sala;

·         Importância da presença dos professores – disciplina e compreensão das atividades;

·         Sugestões de atividades curtas e práticas;

·         Definição, a cada encontro, de  metas a serem alcançadas;

·         Registros em portfólio;

·         Primeiro momento: reunião prévia-dar ciência das atividades do dia;

·         Segundo momento: atividades com os alunos após o recreio.
Levar os alunos para visitarem a Rádio e a TV Universitária durante a MARCO


Primeiro momento: pátio interno da escola
 a) Dinâmica da apresentação (com barbante).
  Apresentação da equipe (professoras e jornalistas) e em seguida a dos alunos: incentivá-los a falarem o que gostariam de ser quando adultos.
Segundo momento: Laboratório de Informática
a) Conversa sobre o projeto de forma resumida: como vai funcionar a agência, que oficinas serão oferecidas, a importância do trabalho em equipe, cada aluno vai desempenhar uma função diferente e fundamental.
Terceiro momento: Laboratório de Informática
a) Apresentação de vídeos sobre o trabalho em equipe com uma pequena discussão.
b) Apresentação de reportagens feitas por alunos na CIENTEC.
Quarto momento:
a) Avaliação: houve um entrosamento entre a equipe e os alunos e interesse em participar do projeto.
b) Sugestões
v  No primeiro momento a equipe deve se reunir sem os alunos para tomarem ciência da atividade a ser desenvolvida naquele dia e assim os professores de sala de aula, do laboratório de informática e os agentes de leitura possam atuar como colaboradores. Após o recreio, o segundo momento será com os alunos nas atividades práticas da oficina previamente escolhida.
v  Pouca teoria e mais prática: ensinamentos teóricos breves e logo em seguida seja realizada a atividade prática.
v  Estabelecer pela equipe da UFRN uma meta a ser alcançada junto aos alunos.
v  Construir um Portfólio para registros.
v  Oficina inicial- Fotografia.
v  Estabelecer um combinado em relação à participação do aluno no Projeto e afixar na sala.


0 comentários:

Postar um comentário

Jornal Ivonete Notícias Entrevista: O escritor Weid Souza

Corredor Cultural - Folclore

ATIVIDADES EM SALA DE AULA

Entrevista Profª Rosângela - Culinária na Ed. Infantil